Danças e Cantares

Estudar, salvaguardar e divulgar o património folclórico da freguesia de Paços de Brandão

Cantares

Somente cantados por mulheres. São Cantares de Trabalho que se cantavam nos trabalhos agrícolas, como nas desfolhadas, na cega da erva e em muitos outros. Cantados a 2 ou 3 vozes.

Boas Festas / Janeiras / Reis

Cantar as Boas Festas, as Janeiras ou os Reis é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus e  desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas "sobras" traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

São músicas simples, acompanhadas por violas braguesas, violões, violinos, cavaquinhos, bombo, ferrinhos e pinhas, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras.

Danças

Estas modas são tocadas com violas Braguesas, cavaquinhos, violão, violinos e bombo (tocata somente de cordas), acompanhadas por uma cantadeira e em algumas modas por um coro de 2 ou 3 vozes. Dançadas em Roda, em linha, em cruz ou ainda em pares de quatro pessoas.

Modas de Roda

Modas somente cantadas e dançadas, pelos homens e pelas mulheres. São modas de trabalho, cantadas a 2 ou 3 vozes.

Grupo Folclórico de Paços de Brandão - Paços de Brandão - Santa Maria da Feira - Portugal. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora