Trajes

Estudar, salvaguardar e divulgar o património folclórico da freguesia de Paços de Brandão 

Trajo de Trabalho Masculino - Paços de Brandão

Final do século XIX

Camisa de algodão branco, peitilho decorado com nervuras, sem colarinho, mangas arregaçadas até aos cotovelos. Calças de tecido de lã aconchegadas na cintura com faixa de lã vermelha. Na cabeça, chapéu de feltro preto, de copa direita e aba larga. Calça botinas de pele preta.

Trajo de Trabalho Feminino - Paços de Brandão

Final do século XIX

Camisa de algodão branca, rendada nos punhos e na gola, peitilho decorado com nervuras e renda, mangas arregaçadas até aos cotovelos. Corpete sem mangas decorado com desenhos florais de várias cores. Saia de linho vermelho decorada com duas tiras de fita preta estreita, franzida na cintura, aconchegada na cintura com faixa de lã preta. Peito ornamentado no máximo com um cordão de ouro e uma medalha; nas orelhas, brincos de ouro. Calça chinelas pretas. Na cabeça, lenço decorado com desenhos florais de diversas cores, designado por "Lenço de Trabalho" e chapéu de feltro preto, de copa direita e aba estreita.

Trajo de Festa de Lavrador Rico - Paços de Brandão

Final do século XIX

Camisa de algodão branco com colarinho de pontas arredondadas, ajustado com fita estreita de cetim; peitilho decorado com nervuras, abotoada na carcela. Colete de tecido preto, com rebuço, decorado com bordados florais policromos sobre as frentes, rebuço e bolsos. Calças de tecido de lã aconchegadas na cintura com faixa de lã vermelha. Na cabeça, chapéu de feltro preto, de copa direita e aba larga. Calça botinas de pele preta.

Trajo de Festa de Lavradeira Rica - Paços de Brandão

Final do século XIX

Casaquinha (paletó) curta, preta de tecido de seda lavrada, decote redondo deixando ver o folho branco que guarnece o cós da camisa; frentes abotoadas, decoradas com tiras de seda preta franzidas e orla rematada com folho de renda; mangas compridas deixando ver junto aos punhos o folho da camisa. Saia de tecido idêntico ao da casaquinha, franzida na cintura, decorada com aplicação de galão preto e fita de cetim na extremidade. Peito ornamentado com cordões de ouro, Cruzes, medalhas, corações; nas orelhas, brincos de ouro. Calça meias brancas rendadas e chinelas pretas. Utilizam dois tipos distintos de chapéus. Assim, o chapéu com a aba acompanhando a copa, designado por chapéu de penas devido à sua decoração com a pluma negra e fitas caídas atrás, e a chapelinha de pêlo de cartola, com a aba ondulante e revirada aos lados profusamente decorada com fitas de seda, flores e aplicações de metal. Estas chapelinhas colocam-se na cabeça por cima do lenço de renda branco, deixando as pontas cair livremente nas costas.

Noivos - Lavradores Ricos - Paços de Brandão

Final do século XIX

Trajos iguais ao descrito anteriormente, surgindo aqui algumas diferenças, nos adornos e pequenos detalhes do próprio trajar, no ourar da noiva e o uso de alguns acessórios em ambos.

Trajo de Festa de Lavradeira Rica - Paços de Brandão

Final do século XIX

Trajo de Lavradeira Rica idêntico ao descrito anteriormente, surgindo aqui apenas algumas diferenças no trajar, no ourar e o uso de alguns acessórios.

Sobre os ombros, capa de honra preta de tecido de lã com as frentes bordadas a vidrilho preto e rematadas com fita de veludo. Na cabeça, chapéu de feltro preto, com a aba de veludo acompanhando a copa e bordada com motivos florais policromos.

Grupo Folclórico de Paços de Brandão - Paços de Brandão - Santa Maria da Feira - Portugal. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora