Instrumentos Musicais

Estudar, salvaguardar e divulgar o património folclórico da freguesia de Paços de Brandão

Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses

Os instrumentos musicais que constituem a tocata do Grupo são: Violas Braguesas, Cavaquinhos, Violinos, Violões e Bombo (Tocata somente de Cordas). Pela época natalícia utiliza-se mais 2 instrumentos de percussão: Ferrinhos e Pinhas.

Viola Braguesa

A viola braguesa é um cordofone, típica da região do Minho, foi trazida para as nossas terras por trabalhadores rurais que migravam para a nossa região. É tocada de rasgado, com todos os dedos percorrendo as cordas.

Possui 5 ordens de cordas duplas. O seu comprimento é de cerca de 90 cm. A boca geralmente tem a abertura com uma forma chamada "boca de raia", mas também pode ser circular nos instrumentos mais antigos. A cabeça geralmente é plana, ligeiramente inclinada em relação ao braço, e com uma forma trabalhada, com uma fenda longitudinal, com cravelhas ou carrilhões. Excecionalmente, a cabeça pode também ter o formato de leque, similar à guitarra portuguesa. O cavalete também é extremamente trabalhado.

Geralmente, as ilhargas são feitas em madeira de Austrália ou nogueira, o tampo em pinho de Flandres, choupo ou tília, o fundo em nogueira, o braço em choupo, plátano, amieiro, tília, castanho ou mogno, os interiores em casquinha ou choupo e a escala em pau-preto.

Cavaquinho

O cavaquinho é também um cordofone, originário do Minho. Com 12 trastos, quatro cordas de metal, são também afinadas de acordo com os costumes etnográficos de cada região portuguesa, é tocado de rasgado, com todos os dedos percorrendo as cordas. Contém dois tipos de bocas: a boca redonda e a boca de raia, assim como a viola braguesa.

Violino

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. Possui quatro cordas. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas, pela fricção da parte de madeira do arco, ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

Esticada na parte inferior do arco estão as cerdas, que são feitas de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético.

NOTA: O violino, no contexto do Grupo, veio substituir a chamada "Rabeca". Existem 2 diferenças entre o violino e a rabeca que passamos a citar:

1ª - A rabeca tem a escala mais pequena do que o violino.

2ª - A madeira do tampo da rabeca é trabalhado.

Violão

O violão é um cordofone, uma viola acústica com cordas de nylon ou aço. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. Possuem seis cordas, o seu método de tocar é dedilhando as cordas.

Bombo

O bombo, do grupo dos membrafones, que se caracteriza pela ausência de bordões sobre qualquer das peles, tem na tocata a função de marcar o ritmo e também, o compasso. A sua execução, aparentemente fácil, é muito importante, bastando uma pancada mal batida para se prejudicar toda a coesão do conjunto da tocata e até da própria dança.

Ferrinhos

Os ferrinhos é outro dos instrumentos que marcam o ritmo. É um idiofone em forma de triângulo em ferro, suspenso por um fio e percutido por um pequeno bastão também de ferro.

Utilizado no Grupo somente nas Boas Festas, Janeiras e Reis.

Pinhas

As pinhas são também um instrumento idiofone. A sua função na tocata é de marcar o ritmo, sendo este efectuado pela fricção de uma na outra.

Utilizado no Grupo somente nas Boas Festas, Janeiras e Reis.

Grupo Folclórico de Paços de Brandão - Paços de Brandão - Santa Maria da Feira - Portugal. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora